Exposição de fotografia.
Centro Cultural de Cascais.
14 de Abril a 20 de Maio.
Inauguração 14 de abril, 18h30.

Cláudia Rita Oliveira, Cristina Ataíde, David Rato, Duarte Amaral Netto, Eduardo Nery, Fernando Fadigas, Helena Peralta, Inês Velez, João Paulo Serafim, Leonor Guerra, Luís de Barros, Luís Noronha da Costa, Maria Leonardo, Mariana Marote, Mário Palma, Orlando Franco, Pedro Cabrita Reis, Ricardo Quaresma Vieira, Rodrigo Amado, Rodrigo Bettencourt Câmara, Susana Anágua, Téo Pitella, Teresa Palma.

Sob o mote de ‘Artistas Solidários’, a exposição ‘Private Lives’ resulta da parceria entre a Associação SER+ (Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à Sida) com a Fundação Dom Luís e o Centro Cultural Cascais que, na sua 6ª edição, apresenta obras de 23 artistas que aceitaram o desafio de aliar o seu trabalho a uma causa social.

O repto lançado a cada artista foi o de selecionar obras que pudessem estabelecer um diálogo entre a linguagem voyeur e a intimidade, com o intuito de construir uma narrativa que apresentasse outros lados do ‘privado’. Um ‘privado’ que explorasse diversos sentidos, não se encerrando apenas na ideia de ‘particular’ ou ‘individual’, mas também abordando o conceito de ‘íntimo’, e até apelando a ‘privance’ que na sua origem latina significa ‘amizade’, ‘afabilidade’ e doçura’. Pensar o ‘privado’ é também pensar a impossibilidade de algo. Sentirmo-nos privados de qualquer coisa, seja de liberdade, de saúde, lucidez ou até mesmo de privacidade, é sempre assustador. Vidas privadas serão vidas onde, por instantes se pensará a intimidade; mas onde a privação também ocupará um lugar. E é nestas múltiplas perspetivas que esta exposição convida a um percurso por cerca de 50 obras selecionadas por este conjunto de artistas solidários, como forma de representação do conceito abordado.

*Private Lives é um evento a favor da Associação Ser+ em que parte da receita gerada com a venda de obras é revertida para a Instituição.

(texto retirado da comunicação de imprensa)


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *